Foram retomadas, neste mês de março, as atividades do Projeto de Leituras Dramáticas, uma ação extensionista do Curso de Arte e Mídia da UFCG, envolvendo alunos e professores de diferentes cursos desta Universidade.
O Projeto de Leituras Dramáticas implica numa atividade interna, de estudo e preparação das leituras, e numa atividade externa com a apresentação das leituras para o público. O seu principal objetivo é divulgar bons textos com a apresentação de suas leituras em todos os locais onde haja pessoas interessadas: na própria UFCG - nos seus distintos Campi -, nos campi da UEPB, nos diferentes bairros da cidade - nas sedes das SABs, em escolas, salões paroquiais, entre outros - e mesmo em outras cidades e em eventos teatrais ou literários.
A Leitura Dramática permite ao público acompanhar um texto teatral como se estivesse assistindo a sua montagem, ainda que ele só esteja ouvindo a leitura. São as falas dos personagens, com a devida intenção e emoção dada pelos intérpretes, assim como a leitura das rubricas (as informações básicas em torno da situação dramática construída) que oferecem ao público todos os elementos necessários para a compreensão da peça.
A prática da Leitura pública também possibilita aos atores desenvolver o exercício da interpretação teatral, a partir do estudo aprofundado dos personagens que integram as peças. Trata-se, portanto, de um exercício teatral apurado, que dá aos atores o aperfeiçoamento e a preparação necessárias, e quase tão exigente como o que demanda uma verdadeira encenação teatral.
Por outro lado, o Projeto de Leituras Dramáticas é uma forma simples e valiosa de divulgação de bons textos e bons autores para o grande público. Neste sentido, o Grupo está optando, num primeiro momento, por um trabalho de descoberta e divulgação de textos de autores brasileiros, e procurando divulgar uma dramaturgia que tenha alguma relação com a realidade de nossa região.
Assim, a primeira Leitura deste ano, que espera-se seja apresentada ao público já no próximo mês de abril, será a da peça O Santo Inquérito, de Dias Gomes, que trata de fato ocorrido na Paraíba, com a perseguição e o julgamento pela “Santa” Inquisição, da jovem Branca Dias.
O propósito do Grupo de Leituras Dramáticas é a constituição de um repertório importante de peças teatrais, que ofereça ao Grupo a disponibilidade de intervir com seu trabalho em diferentes eventos a partir dos temas abordados por cada um dos textos. Assim, a Leitura Dramática apresentada no final do ano passado, dentro do Festival Atos de Teatro - O Círculo de Giz Caucasiano, de Bertold Brecht -, deverá também ser reapresentada este ano.
O grupo
O Grupo de Leituras Dramáticas atualmente é composto por Altiéres Estevam da Silva, Darllan Neves, Julliane Pereira, Mikaelle Barbosa Fernandes, Paulo Felix dos Santos, Ramon Zeferino, Raphael R. da Silva Rios, Thiago Lemuel A. Bizer e Washington Silva de Farias, sob a coordenação da diretora de teatro e responsável pelas disciplinas de teatro do Curso de Arte e Mídia da UFCG, Eliane Lisbôa. Mas as atividades do Grupo estão abertas a toda a comunidade, acadêmica ou não. Os interessados em participar da preparação e apresentação das Leituras Dramáticas devem procurar a Secretaria do Curso de Arte e Mídia, tel. 3310.1219/1218, ou comparecer diretamente no local dos ensaios, que acontecem todas as terças-feiras, a partir das 16h, no Auditório do DCE (em cima do Restaurante Universitário), Campus I da UFCG.
Maiores informações também podem ser obtidas no tel. 3333.4603.
Nenhum comentário:
Postar um comentário